quinta-feira, março 12, 2009

A vida não tem marcha atrás

Uma frase "roubada" com licença. Com tantos significados, tantas interpretações possíveis pro cada um. Tantos cenários da vida aplicados a ela... Momentos de alegria que gostaríamos de reviver ao máximo, curvas que não fizemos, ou mudanças de direcção que gostaríamos de alterar.
A vida pode ser vista como uma estrada cheia de caminhos possíveis, sinais a respeitar, destinos onde chegamos por vezes directamente outras vezes com desvios. Cabe a cada um escolher a direcção a seguir, o caminho a percorrer e decidir se cumpre ou não as regras. Nem sempre chegamos onde queremos, nem sempre encontramos o local onde desejávamos chegar, mas percorremos as estradas. Quantas vezes tomamos uma rota a pensar que será a certa e no fim nos arrependemos dessas mudanças de direcção.
Por vezes a vida é uma estrada de cidade em que tantos cruzamentos nos dão a volta à cabeça. Tantas hipóteses de escolha e por vezes as indicações não são as correctas e levam-nos a estradas não desejadas. Outras vezes entramos na auto-estrada, um só sentido sem possibilidade de inverter a marcha de forma segura. Quantas vezes perdemos a saída desejada e temos que continuar a guiar na mesma direcção.
Mas como na estrada, a vida tem quase sempre uma possibilidade de voltar atrás. Mesmo na auto-estrada é sempre possível agarrar a saída seguinte e voltar a chegar ao nosso destino por outro caminho. Mesmo percorrendo outro caminho, o destino pode ser alcançado se assim o quisermos. Independentemente dos caminhos tomados é sempre tempo de voltar a uma estrada já percorrida. A vontade de retomar o rumo é a única decisão a tomar.
Se pudesse fazer marcha atrás, seria a única forma de limpar o caminho erradamente percorrido, mas a estrada não é assim. Não é possivel desfazer a estrada que percorremos da nossa história. Apenas é possível retomar caminhos desejados ou então seguir outros destinos... Uma certeza apenas... nunca é tarde para retomar uma estrada e chegar ao destino.